António Pimentel

Museu Nacional de Arte Antiga

Habilitações literárias – licenciatura em História (variante de História da Arte), pela Universidade de Coimbra (1985), com classificação final de 16 valores; mestrado em História Cultural e Política de Época Moderna, pela Universidade de Coimbra (1991), com classificação final de Muito bom por unanimidade; doutoramento em História, na especialidade de História da Arte (2003), com classificação de distinção e louvor por unanimidade.

Perfil profissional – é professor auxiliar de nomeação definitiva da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde ingressou como assistente estagiário em 1986; de 1 de Outubro de 2005 a 15 de Setembro de 2009 exerceu as funções de director do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que acumularia, a partir de 8 de Abril de 2007, com as de pró-reitor da Universidade de Coimbra, com competências na área do Património, Turismo e da Candidatura da Universidade a Património Mundial (UNESCO), que cessaria, de igual modo, a 15 de Setembro de 2009, data em que assumiu as de director do Museu Grão Vasco (Viseu), em resultado de procedimento concursal e em regime de comissão de serviço. Desde 1 de Março de 2010 exerce as funções de director do Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa). Além da actividade académica de docência e investigação, possui experiência de coordenação, gestão e programação inerente aos cargos e funções desempenhadas, âmbito no qual exerce as funções de coordenador do mestrado em Gestão e Programação Cultural da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Perfil académico – galardoado com o Prémio Gulbenkian de História da Arte 1992/94, académico correspondente nacional da Academia Nacional de Belas Artes, membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e membro permanente do júri do prémio Dr. Vasco Valente de artes decorativas, do Círculo Dr. José de Figueiredo do Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto); colabora regularmente com instituições científicas nacionais e internacionais e conta com mais de seis dezenas de títulos publicados, a grande maioria em prestigiadas publicações científicas nacionais e estrangeiras ou catálogos de exposições, em Espanha, França, Itália, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Polónia, Eslováquia, Eslovénia e Brasil.

Anúncios